Dentes separados?

Não é incomum ouvir de pacientes queixa sobre os dentes separados, que nós chamamos tecnicamente de diastemas, mas que tem vários nomes de acordo com a criatividade da molecada para dar apelidos aos coleguinhas que tem esse detalhe.

Detalhe, e não problema? Na verdade, depende. O diastema pode ser ocasionado por diversos fatores, e o diastema central aquele no meio dos dentes deve ser encarado como detalhe, porque ele não traz diretamente um maleficio a não ser o estético para o paciente.

Mas os diastemas em vários dentes em dentição permanente (em dentição de leite é normal) deve ser encarado com um pouco mais de cuidado pois pode trazer problemas periodontais, ou seja, na gengiva, e tecidos adjacentes, causando reabsorção óssea e retração da gengiva, juntamente com uma mecânica de escovação errada pode gerar sérios problemas a raiz do dente causando sensibilidade e em casos mais graves perda do dente.

Uma das causas do diastema central, aquele igual da foto aí em cima, pode ser o excesso de maxila, ou o dente ser pequeno, inclinação exagerada para a frente, e até mesmo freio labial espesso o que leva a uma quantidade de cartilagem na papila central, que age como uma mola, afastando os dentes.

Em relação àqueles diastemas em vários dentes permanentes, além dessas causas já listadas pode ser que uma má oclusão mais séria esteja envolvida na trama, assim é de essencial a necessidade que você procure um tratamento adequando para resolver esse problema.

Bom espero que tenha ajudado com esses esclarecimentos. Um grande abraço.

Curta-nos no facebook: Consultório Dr André Rezek

Ou siga-nos no Instagran para mais novidades: @dr.rezek_orto